13.2.10

lembranças de experiências emocionais dolorosas

 Segundo estudo da Universidade de Purdue (EUA), lembranças de experiências emocionais dolorosas machucam mais do que a recordação de dores físicas e demoram muito mais tempo para cicatrizar.








A pesquisa, realizada com voluntários que sofreram grandes perdas emocionais nos últimos cinco anos, apontou que a dor emocional permanece por mais tempo e com mais força na memória. De acordo com o estudo, isso acontece porque a dor emocional tem uma capacidade única de voltar à mente e ferir de novo nossos sentimentos.






A psicóloga das relações humanas da USP (Universidade de São Paulo) Sueli Damergian explica que o processo para esquecer um trauma emocional é muito mais difícil porque não tem um remédio que o cure. “A dor física você pode tomar um remédio e passa. Já a dor emocional não vai passar nunca. O sofrimento psíquico é muito mais intenso que o próprio sofrimento físico, porque você tem a memória que fica cobrando o tempo inteiro”, diz.






Tanto a dor física quanto a emocional acontecem no córtex, responsável por funções como julgamento e percepção no cérebro. Porém, ainda não se sabe o que leva memórias ligadas à emoção a serem mais presentes. A única coisa que se tem certeza é que sentimentos negativos provocados pelo sofrimento podem mudar completamente a vida de alguém, além de resultar em repostas no corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada pelo seu comentario volte sempre!