9.9.10

ELEIÇÕES 2010... BRASILEIROS VOTE COM RESPONSABILIDADE

 VOTE CONSCIENTE – OS DEZ NÃOS



1º – Não deixe de votar, valorize o seu voto

2º – Não vote contrariando a sua opinião, o seu voto é secreto

3º – Não vote para contentar parentes ou amigos, escolha o melhor candidato

4º – Não venda o seu voto, garanta a sua liberdade de escolha

5º – Não troque o seu voto por favores, o seu voto é livre e soberano

6º – Não vote sem conhecer a capacidade e o programa do candidato

7º – Não vote sem conhecer a competência e o passado do candidato

8º – Não vote sem conhecer o caráter do candidato, o seu voto merece respeito

9º – Não deixe nenhuma pesquisa mudar o seu voto, use de sua firmeza

10º – Não vote em candidato com Ficha Suja, deve ser Ficha Limpa

Entre tantas opções, como escolher aqueles que melhor representarão suas ideias no poder? Como escapar dos candidatos que já estão nas malhas da corrupção? Para Fabiano Angélico, coordenador de projetos da ONG Transparência Brasil, um dos maiores desafios para os eleitores é a falta de informações. Segundo ele, é preciso – e fundamental – fazer um esforço para conhecer a história e os projetos dos candidatos e partidos nos quais se pretende votar.

 Na hora de votar,leve em conta o interesse público e não questões particulares.o processo eleitoral vem amadurecendo, mas a história do Brasil é marcada pelo ‘troca-troca’
”.
 - Votar é complexo, mas ninguém pode ficar alheio. Eleger é uma coisa muito séria. São quatro anos que a pessoa vai governar em nosso nome.

Para não deixar a escolha para a última hora ou não desperdiçar o voto, veja algumas dicas dadas pelos especialistas.

. O que você espera do futuro do seu país?

Busque informações sobre a biografia daqueles que tentam um cargo público nos sites oficiais do candidato ou do partido e em meios de comunicação confiáveis

verificar se o candidato já foi eleito alguma vez. Em caso negativo, é importante saber o que ele fez – se já participou de algum movimento social ou já defendeu algum assunto de interesse público, por exemplo. Procure saber também se o candidato novato pertence a alguma família com tradição política – assim dá para ter alguma ideia das posturas que ele poderá ter caso seja eleito.

.Você votaria em alguém corrupto?
 
Uma forma de evitar votar em quem está envolvido em casos de corrupção é saber se ele já foi condenado na Justiça. Neste ano, o Congresso aprovou uma lei, conhecida como Ficha Limpa, que impede políticos condenados por crimes graves em decisão de órgãos colegiados (em que mais de um juiz se pronuncia) de disputarem as eleições. A Abracci (Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade), um grupo de organizações sociais, criou um site para que os candidatos prestem contas voluntárias de suas campanhas eleitorais. O site está disponível em dois endereços, o Ficha Limpa e o Ficha Limpa Já.

PARE...PENSE...... E VOTE.... CONSCIENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada pelo seu comentario volte sempre!